![]() |
Museu Villa-Lobos em 25/03/2015 Maestro e alunos |
Criança é curiosa... Gosta de descobrir, explorar espaços, sente-se atraída pela novidade, isso é natural. Através da motivação, interesse em novas descobertas as crianças criam as condições necessárias para que o ambiente que as rodeia seja um caminho para que suas aprendizagens sejam efetivas e significativas. Pensando assim, queremos aproveitar essas possibilidades, e apresentar um novo meio para alcançar os objetivos educacionais: a aula-passeio.
O conceito de Aula-passeio foi criado por Freinet, e veio justamente pela observação de que as crianças para quem lecionava, se comportavam com tanto entusiasmo ao ar livre, enquanto que dentro da sala de aula pareciam desinteressadas. Sua pedagogia de se fundamenta em quatro eixos: a cooperação (para construir o conhecimento comunitariamente), a comunicação (para formalizá-lo, transmiti-lo e divulgá-lo), a documentação, com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos), e a afetividade (como vínculo entre as pessoas e delas com o conhecimento).
Freinet se inscreve, historicamente, entre os educadores identificados com a corrente da Escola Nova, que, nas primeiras décadas do século 20, se insurgiu contra o ensino tradicionalista centrado no professor e na cultura enciclopédica, com a proposta de uma educação ativa em torno do aluno. Para o autor, todo conhecimento é fruto do que chamou de tateamento experimental - a atividade de formular hipóteses e testar sua validade - e cabe à escola proporcionar essa possibilidade a toda criança.
Para que uma criança aprenda em uma aula passeio é preciso que o professor tenha clareza dos diferentes conceitos e objetivos que se pretende explorar. Isto é fundamental para que a atividade seja bem entendida pelos alunos. É importante que inclua no seu plano de desenvolvimento de atividades, uma sondagem diagnóstica, a fim de conhecer esse aluno, ou seja, partindo do real que o aluno já sabe para chegar ao ideal, trabalhando os conceitos científicos ampliados através da zona proximal, tendo o professor como mediador deste processo.
Gabriela Faustino
Gabriela Faustino
Nenhum comentário:
Postar um comentário